Depressão: Terapia ou Antidepressivos?

Atualizado no dia por Lena Almeida

Por vezes a vida coloca no nosso caminho obstáculos que são duros demais a suportar… Eles interferem na nossa saúde e a depressão abate-se sobre nós…

Cada vez se fala mais na depressão, cada vez mais pessoas no mundo sofrem da doença por várias razões: doença de familiares, perda de emprego, divórcio, desgosto amoroso, luto…


Nota*: Desconto válido unicamente na primeira consulta na Wengo com os/as Especialistas que fazem parte da promoção.
**Serviço de Apoio ao Cliente, disponível de segunda a sexta-feira das 08h00 às 21h00; de sábado a domingo das 11h00 às 21h00 (horário de Portugal Continental).


Doença silenciosa, a depressão vem quando menos se espera… De uma pequena falta de motivação, podemos passar rapidamente para um estado onde não nos é sequer possível sair da cama.



Quais os Signos que se sentem mais deprimidos?



É necessário estarmos alerta, não só para nós mesmos, mas também para todas as pessoas que nos rodeiam que poderão precisar de ajuda mas não ousarão pedir!

Venha descobrir como poderá lutar contra uma das doenças do século!

 

😞 Quais são os sintomas da depressão? 😞

É acima, de tudo, necessário consultar um médico, porque só o mesmo lhe poderá garantir se está em depressão ou se se trata de um estado passageiro de desmotivação.

 

A depressão caracteriza-se por:

- Humor depressivo (pessimismo, visão negativa do presente, do futuro e/ou de si mesmo/a);

- Perda de interesse geral;

- Cansaço;

- Alterações de peso;

- Insónias e/ou dificuldade de concentração;

- Desvalorização, culpa, arrependimento, remorsos…

 

Como poderá curar-se?

Antidepressivos

Quando deverá tomar antidepressivos?

Os antidepressivos, tal como o nome indica são medicamentos que poderão ser utilizados, unicamente com receita médica. É necessário que o médico faça um diagnóstico e receite, durante um curto período os antidepressivos que poderão auxiliar o/a paciente.  

Os antidepressivos não resolvem o fundo do problema, mas, ajudá-lo/a-ão a sentir-se melhor, a conseguir trabalhar, conviver, a acalmar as manifestações físicas da depressão.


Terapias

O que é a Psicanálise?

A psicanálise poderá ser feita durante ou depois do tratamento medicamentoso. É extremamente importante pois ajudará o/a paciente a explorar o problema e perceber como o mesmo se despoletou. 

O/a paciente deve entender que esta ajuda não pode ser negligenciada.


A Aliança: Antidepressivos e Terapia 

Para fazer face a um estado depressivo é necessário conjugar os medicamentos e a terapia. É importante compreender que a depressão é uma verdadeira doença, não se trata de um simples “capricho” do/a paciente e tem que ser tratada para não piorar.

Assim sendo, enquanto os medicamentos ajudarão a acalmar os efeitos físicos e psicológicos da doença, a psicoterapia, ajudará o/a paciente a compreender porque é que a depressão se desencadeou e em que estado é que se encontra.

A compreensão e aceitação da origem do problema, permitirá a paciente e especialista encontrarem a solução e a cura.

Ler mais artigos similares :

Artigo sugerido por Lena Almeida

Sou a Lena Almeida e tenho 34 anos. Sou licenciada em letras, adoro ler e escrever. Desde pequena, algo em mim estava sempre interessado pela astrologia, não passava um dia sem ler o meu horóscopo diário. Por isso, quando comecei a escrever para o site meu.astrocenter.pt, senti-me completamente rea...

O seu Horóscopo

Actualidades

Mercúrio retrógrado de 1 a 25 de abril, uma pausa!

É muito provável que já tenha ouvido falar de Mercúrio retrógrado, o acontecimento astrológico que dificulta tudo nas nossas vidas 😱. Não vale a pena mentir, Mercúrio retrógrado é complicado. As dificuldades acumulam-se, os problemas surgem de onde menos se espera! Prepare-se da melhor forma e não vale a pena entrar em pânico! Mercúrio estará retrógrado em várias ocasiões em 2024, por isso tome nota na sua agenda.

Lua Cheia do 3 de julho em Capricórnio: meditação e decisões

A Lua Cheia do 3 de julho será uma lua cheia bastante forte! As emoções fortes, apesar de um pouco reprimidas, vão estar à flor da pele e deverão ser corretamente analisadas antes de ser tomada qualquer decisão. Mas de que forma esta fase da Lua afetará, verdadeiramente, cada Signo?

É a temporada do signo Caranguejo, com uma dose de doçura!

Agora que o Verão está a chegar, entramos todos também na temporada do signo de Caranguejo. Todos? Sim porque toda a gente sentirá as influências doces e sonhadoras do primeiro signo de Água. É a época do signo de Caranguejo e correrá muito bem!

Descubra os Signos que encontrarão o Amor neste verão!

O Verão é, por norma a época dos encontros! E como todos sonhamos com declarações desenfreadas e aventuras românticas na areia quente, revelamos quais serão os/as solteiros/as mais sortudos/as. O seu Signo fará parte dos que terão a sorte de encontrar o amor neste Verão?

Que Signos terão o melhor Verão das suas vidas?

O Verão é uma época especial do ano. Uma pausa, uma surpresa, uma fuga, as escolhas são numerosas mas os astros não reservam o mesmo programa para todos/as... Descubra sem demora, quais os Signos que terão o melhor Verão das suas vidas!

Últimos artigos

Quais são as Flores de cada Signo?

Sabia que cada signo tem a sua própria flor? Aquela que o/a caracteriza e que conquistará os/as respetivos/as nativos/as sem dificuldade... Qual será então, a flor mais adequada para si ou para a sua cara-metade? Venha descobrir...

O seu horóscopo especial bem-estar da Primavera

O Inverno foi longo, mas felizmente a Primavera está a chegar com as suas boas energias! É essencial regressar à boa forma para manter o seu espírito forte e a sua linha. Descubra os nossos conselhos de saúde de acordo com o seu signo astrológico, para passar a Primavera em grande forma.

O diz de si, a posição em que adormece?

Talvez pense que a posição em que costuma dormir é completamente insignificante e que nada reflete da sua personalidade ou do seu estado de espírito… Mas engana-se! Curioso/a? Venha descobrir o que revela a posição em que adormece...

Como dormir bem de acordo com o seu Signo?

Nem sempre é fácil dormir bem. No entanto, o sono é fundamental para o ser humano e muitos de nós precisam de dormir mais. Há quem costuma dormir tarde, há quem sofra de insónias, há quem tenha o sono leve e ainda quem tenha dificuldade em acordar. Sente-se cansado/a? Descubra como dormir melhor e ter um sono reparador de acordo com o seu signo.

Pedra da Lua: virtudes e propriedades da pedra da feminidade

O que está por detrás desta beleza madrepérola e prateada? Descoberta na Antiguidade, a pedra da lua sempre simbolizou o amor e as mulheres. Este mineral facilita certas fases da sua vida, nomeadamente a gravidez, graças às suas virtudes. História, origem e propriedades, saiba tudo o que precisa de saber sobre a pedra da lua.

Artigos favoritos

Litoterapia: os segredos da cura com pedras

Sabia que além de belas, preciosas e semipreciosas pedras têm o poder espantoso de nos ajudar a sentirmo-nos melhor? Dormir melhor, ser mais sociável, ganhar autoconfiança ou melhorar a sua concentração são alguns dos benefícios das pedras. Sabe quais são as pedras que curam?

7 pedras para estimular a fertilidade e a gravidez

Está mortinha para ter um bebé? Está ansiosa com a gravidez e o parto, ambos há muito esperados e temidos? Nenhuma mulher que conheça os benefícios da litoterapia deve entrar em pânico. Quartzo rosa, pedra da lua ou aventurina; algumas pedras são conhecidas por promover a fertilidade, acalmar as futuras mães durante a gravidez e segui-las até ao nascimento da sua pequenina. Descubra quais!

Cristiano Ronaldo: O Mapa Astral de uma estrela

Amado e admirado por muitos, odiado por outros, é impossível negar que Cristiano Ronaldo é um jogador excecional que consegue mover multidões como ninguém. É ele que tem feito bater o coração de uma nação nas mais diversas ocasiões e é também muito por causa da sua luta que continuamos a acreditar que tudo é possível! Descubra o Mapa Astral do ("nosso") melhor do mundo!

Que pedras preciosas não devem ser associadas?

A incompatibilidade não existe apenas entre os signos astrológicos... Há pedras preciosas que não podem ser associadas. Demasiado diferentes, não complementares, certos minerais amplificarão ou, pelo contrário, vampirizar a energia dos outros. Concordará que isto não foi planeado! Para tirar o máximo partido da virtude da que escolheu, descubra quais as pedras que não devem ser misturadas.

O que diz o seu Signo sobre si?

Descubra o que o futuro lhe reserva - 📞 308 803 288

Com a conjuntura atual, cada vez mais dúvidas assolam a nossa mente… Já pensou contactar um/a dos/as nossos/as Tarólogos/as e/ou Videntes para o/a elucidarem?

Contactar o 308 803 288 Descubra os/as nossos/as incríveis Especialistas